A história da Imaginarium começou na década de 1980, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento, ou seja, a qualidade de vida da família era a prioridade.
Então, o casal começou a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, e vendendo na vizinhança. No início, os produtos tinham muita madeira, trazendo aconchego.
Aos poucos, outros itens foram sendo criados, como utensílios de cozinha, itens de decoração – tudo sugerindo experiências a compartilhar em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência.
A demanda cresceu, a produção foi profissionalizada, e os produtos começaram a ser comercializados em grandes lojas de departamentos.
Sempre em busca de bem-estar e qualidade de vida, a família se mudou para Florianópolis em 1991, e foi quando realmente nasceu a marca Imaginarium, com produtos diversificados e inovadores.
Em apenas quatro anos já haviam quinze franquias da Imaginarium no Brasil, e hoje são mais de 190 lojas, além dos canais de e-commerce e das multimarcas. É ganhadora de Selos de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Prêmio de Melhor Franqueadora do Brasil, também pela ABF, em 2002, e de Prêmios Lojistas Alshop por três anos consecutivos, entre 2017 e 2019.
Durante esse tempo, a equipe Imaginarium também cresceu, somando atualmente mais de 750 profissionais distribuídos em três sedes em Florianópolis, sendo o escritório de criação, o escritório de franquias e o Centro de Distribuição, além de um escritório internacional na China.
A marca é hoje reconhecida pelos produtos exclusivos, criativos e inovadores, nacional e internacionalmente, por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes diferenciados.